O deputado federal Frei Anastácio cumpriu agenda em João Pessoa, ontem (12), com reuniões no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde discutiu envio de emendas para setores da instituição, e esteve com a direção da Cagepa com pauta de reivindicação sobre crise hídrica em vários municípios.
Ao lado do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Barra de Santa Rosa, Adriano Leite, que é presidente do Sindicato dos Trabalhadores (as) do município, e do coordenador do mandato, Nino Vilar, o parlamentar teve audiência com o diretor-presidente da Cagepa, Marcus Vinicius. “Fomos muito bem recebidos, e acreditamos que nossos pleitos serão atendidos”, disse o deputado.
Abastecimento
Eles entregaram uma pauta com pleitos sobre o abastecimento de água de Picuí; Extensão de rede de abastecimento do Assentamento Riacho da Cruz, em Barra de Santa Rosa; Inclusão da adutora Transparaíba para Soledade Cubati, Picuí até Frei Martinho e caixa d’água em Barra de Santa Rosa.
“Também discutimos o andamento da Adutora do Brejo, projeto que tem R$ 2 milhões em emendas do nosso mandato. Essa adutora vai ligar o sistema Boqueirão-Nova Camará, que levará água do São Francisco para abastecer cidades como Esperança, Remígio, Arara, Casserengue, Solânea e Bananeiras. O Projeto está em andamento, como garantiu o governador do Estado”, explicou o deputado.
Atenção à cultura popular
Frei Anastácio esteve ainda no Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (Nuppo), da UFPB/Campus I, em João Pessoa, fundado em 1978. “Vamos destinar emenda parlamentar para 2023, com objetivo de fortalecer o trabalho do Nuppo, que é muito importante para a cultura popular. O Nuppo é um espaço de valorização da cultura paraibana. É coordenado pelos professores Hermano de França Rodrigues e Bernardina Freire de Oliveira. Fomos conhecer de perto o trabalho realizado e em breve anunciaremos o valor da emenda para o setor”, garantiu.
A professora Bernardina Freire disse que ficou muito feliz com a visita do parlamentar, que foi pessoalmente conhecer o espaço da memória popular paraibana. Ela ficou grata também com a disposição do deputado em destinar emenda para o Núcleo.
Emenda para O CCHLA
O deputado esteve ainda no CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB -, com o diretor do Centro, Rodrigo Freire, numa reunião que contou com a presença do professor Charliton Machado. “Assumimos o compromisso de destinar emendas para projeto de iluminação e estação elevatória no CCHLA para 2023. É uma satisfação ajudar a UFPB que, assim como outras instituições federais de ensino, está sendo sucateada pelo governo Bolsonaro”, afirmou.
FONTE; FREI ANASTACIO PT