O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) esteve no final de semana na colônia de pescadores do município de Jericó, no Sertão da Paraíba, onde assegurou emenda para compra de um caminhão frigorífico para escoamento do pescado para comercialização em outras cidades da região. “Asseguramos emenda para comprar esse caminhão porque essa foi a principal necessidade levantada pelos pescadores”, disse o deputado.
Frei Anastácio destacou que apesar da colônia ter muitos anos de fundação, nunca possuiu um transporte equipado para transporte da produção, que tem como ponto forte o filé de tilápia que é vendido na região. Na reunião, realizada na colônia, também foram levantados problemas que atingem pescadores de todo o Brasil.
Ofício a ministério
“Diante dos problemas elencados, nós enviamos ofício à Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura. Pedimos informações sobre a suspensão do pagamento do Seguro Defeso aos pescadores de todo o Brasil. A Secretaria tirou o sistema do ar e suspendeu o pagamento alegando que iria fazer ajustes”, relatou.
No ofício, o parlamentar também pediu explicações sobre parcelas do seguro defeso que não foram pagas em 2015, duas parcelas em 2017 e as que ficaram pendentes em 2021. “Os pescadores também estão reclamando da prova de vida. Eles dizem que a biometria adotada pelo governo não funciona e estão sendo prejudicados. Esperamos respostas e que esses problemas sejam resolvidos”, afirmou.
FONTE; FREI ANASTACIO PT