8.2 C
Nova Iorque
Sábado, Novembro 16, 2024

Buy now

spot_img

Colunista comenta o ´jeito Lula´ de se meter na política da Paraíba

- Propaganda -

O ex-presidente Lula é o que classicamente se convencionou chamar de uma ´raposa política´. 

E tem dado demonstrações da fama no processo eleitoral em curso, buscando atrair e juntar apoios políticos e partidários que são, do ponto de vista programático, antagônicos.

Mas fiquemos (hoje) no envolvimento do ´guru´ do PT com a política paraibana.

Num breve intervalo de tempo, ele promoveu conversas separadas com interlocutores envolvidos diretamente com a disputa majoritária.

Ou seja, ao invés de colocar todos à mesa simultaneamente e tentar utilizar o seu prestígio pessoal, sua folgada liderança nas pesquisas de intenção de votos e seu carisma para costurar um consenso que envolva o PT e legendas potenciais aliadas, ele apostou na retórica diferente para cada ‘ouvido’, visando conduzir o processo nos moldes que entende mais conveniente.

Dessa maneira, já passaram pelo ´beija mão´ lulista o senador Veneziano Vital (MDB), o ex-governador Ricardo Coutinho (PT); a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT), além de uma interlocução indireta com o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT). 

Ao cabo de todas essas conversas, o ex-presidente remeteu à presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, e ao presidente do PT/PB, Jackson Macedo, assim como ao GTE (Grupo de Tática Eleitoral) do partido a condução para a formação do seu palanque no Estado. 

São inequívocos o prestígio e a admiração que desfruta Ricardo Coutinho junto à cúpula petista.

E por essa razão – muito mais do que na condição de pré-candidato ao Senado – o ex-governador tem estado na linha de frente das articulações eleitorais petistas aqui no Estado.

Mas Lula é pragmático e já aferiu, por meio de interlocutores próximos e de pesquisas, qual é o melhor cenário para consolidar uma votação maiúscula no Estado. 

Ao que tudo indica, os desejos do ´guru´ apontam para o apoio a Veneziano ao governo; ex-deputado Luiz Couto para o Senado; Lígia para uma suplência do Senado; Amanda Rodrigues (esposa de Ricardo) para a Câmara Federal; e Cartaxo buscando o recomeço político na Assembleia Legislativa.

A vice-governadora toparia essa ´construção´ de Lula?

Certamente, porque no PDT da Paraíba a prioridade ZERO é reconduzir o deputado Damião Feliciano à Câmara Federal, mesmo que ele tenha que se filiar ao PT.

Na fotografia de momento, Ricardo Coutinho está inelegível.

E para sair dessa condição a tempo de obter o registro da candidatura, RC necessita transpor dois obstáculos: conseguir suspender a sua inelegibilidade decretada pelo Tribunal Superior Eleitoral – o que depende do julgamento de um recurso extraordinário protocolado no Supremo Tribunal Federal, que tem a relatoria da ministra Carmen Lúcia.

Segundo desafio: Ricardo precisa, igualmente, fazer com que a maioria dos deputados estaduais arquive os dois pareceres do Tribunal de Contas do Estado pela desaprovação de sua prestação de contas em dois exercícios financeiros. 

Quanto à Operação Calvário, o máximo que ela poderá interferir no processo eleitoral deste ano será no pesado debate midiático que se avizinha.

*com informações da coluna Aparte, assinada pelo jornalista Arimatéa Souz

FONTE; PARAIBA ONLINE

Artigos Relacionados

Se Inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

SIGA NOSSO INSTAGRAM

- Propaganda -spot_img

Artigos Mais Recentes

- Propaganda -