O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) disse que enquanto o Governo Bolsonaro mente para o mundo, sobre controle da destruição da Amazônia, a destruição da floresta não para de avançar. “No mês de janeiro, o desmatamento bateu novo recorde, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais( Inpe)”, disse o deputado.
O parlamentar destacou que apenas nas primeiras semanas de janeiro, o desmatamento avançou 340 km² na floresta Amazônica. “Essa é a maior área destruída em apenas um mês de janeiro, desde 2015. Segundo o Inpe, em janeiro do ano passado, o desmatamento foi de 83Km², quatro vezes menor”, lembrou.
Frei Anastácio argumentou que toda essa destruição acontece porque o Governo Federal não está preocupado com o assunto. “Até os recursos para fiscalização, destinados ao Ibama, mesmo reduzidos, só tiveram aplicação de 40%. É uma destruição intencional, para abrir espaço para madeireiros, garimpeiros, grileiros e mineradoras ilegais”, apontou.
Mais destruição
O congressista lembrou que no ano passado, o Inpe divulgou que a Amazônia sofreu o maior desmatamento dos últimos 15 anos. Segundo o Inpe, foram desmatados 13.235 km² de julho de 2020 a agosto de 2021. Foi o terceiro recorde de destruição no governo Bolsonaro.
“Desde que ele assumiu, só vemos a destruição aumentar. A previsão dos especialistas é que 2022 será um ano de muito mais destruição, a julgar pelos resultados de janeiro. Acreditamos que com a volta de Lula ao poder teremos um outro cenário, não só na Amazônia, mas em todo meio ambiente do Brasil”, concluiu.
FONTE: FREI ANASTACIO