18.7 C
Nova Iorque
Segunda-feira, Novembro 18, 2024

Buy now

spot_img

Deputado lamenta decisão do MEC de excluir a Paraíba da implantação de mais um Instituto Federal

- Propaganda -

Em audiência pública realizada nessa quarta-feira (20), em Brasília, com deputados e representantes de instituições de ensino superior, o ministro da Educação, Milton Ribeiro anunciou a criação de somente seis Institutos Federais no país, deixando a Paraíba de fora dos estados contemplados.

O deputado Wilson Santiago, autor de um Projeto de Lei para a implantação de uma unidade no Sertão paraibano, lamentou a decisão do governo federal.

Santiago disse que havia recebido uma notícia positiva do próprio ministro, que seriam criados dez novos institutos federais e achava que a sua proposta estaria incluída.

Segundo ele, uma das propostas tinha sido apresentada por Wilson Filho, em 2014, então deputado federal, e o dele em 2019.

“Todos eles atendendo a cobranças da população do interior da Paraíba, sob o argumento que a região está em grande desenvolvimento, com muitas tendências tecnológicas e a geração de emprego e renda, o que daria oportunidade às pessoas, de qualificá-las, mas infelizmente, fomos surpreendidos com essa decisão de reduzir a quantidade de IFs por razões que não se justificam e não nos convencem”, destacou.

O deputado disse não concordar com a exclusão da Paraíba e pediu a ajuda do Congresso Nacional e do ministro da Educação para a aprovação do Projeto porque existe orçamento e condições de fazer, justamente nesse momento em que se faz necessário interiorizar o ensino qualificado.

“É uma reivindicação justa. Eu peço pela Paraíba, mas os outros interessados podem pedir também. O que não podemos é ficar prejudicados por caprichos pessoais de qualquer reitor, ou de qualquer cidadão. Todos nós estamos trabalhando para unificar essa proposta dos dez IFs porque atende sim, às necessidades levantadas tecnicamente”, atestou.

O ministro Milton Ribeiro disse que iria pedir a sua equipe para estudar a possibilidade de incluir o projeto de Wilson Santiago e dar celeridade, uma vez que, o assunto já está na área da economia sendo analisada a viabilidade financeira.

“Eu vou pedir para que isso seja feito, lembrando que vou precisar de um documento de apoio dessa iniciativa da bancada da Paraíba, porque isso seria muito importante para que amanhã ou depois, havendo uma discussão, e eu não quero ter o desprazer de ouvir, que estou novamente impondo uma divisão de cima pra baixo, e não é uma divisão, e sim um desdobramento, que visa o melhor para a educação brasileira”, refutou.

FONTE: PARAIBA ONLINE

Artigos Relacionados

Se Inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

SIGA NOSSO INSTAGRAM

- Propaganda -spot_img

Artigos Mais Recentes

- Propaganda -