O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, negou, em entrevista à CBN FM, a possibilidade atual da desobrigação do uso de máscaras de prevenção à Covid-19 no Estado.
Na ocasião, ele posicionou que a campanha de vacinação, felizmente, está correndo bem, mas os números como a taxa de transmissibilidade do coronavírus devem ser considerados.
Geraldo, então, pontuou que no Estado essa taxa atinge o montante de 1.10, o que significa que a cada 100 pessoas contaminadas, 110 podem ser contaminadas. Em Campina Grande esse número chega a 1.05, João Pessoa, 1.11, e Cajazeiras, 1.25.
“A máscara é um elemento essencial na contenção da disseminação do coronavírus e isso já é comprovado cientificamente. A via inalatória, isto é, através da respiração, é que você, predominantemente, adquire a doença. Usando a máscara você se protege e protege as outras pessoas, então é um elemento que será o último a ser abandonado”, completou.
Ainda sobre este ponto, o secretário destacou que essa desobrigação também não deve ocorrer este ano, apesar de que não há como prever meses à frente, sendo necessários estudos constantes.
FONTE: PARAIBA ONLINE