O primeiro dia de trabalho do procurador-geral de Justiça da Paraíba (biênio 2021-2023), Antônio Hortêncio Rocha Neto, foi marcado pela posse conjunta de integrantes da sua equipe administrativa. Os atos ocorreram no auditório da sede do MPPB, em João Pessoa, nesta terça-feira (31).
Seguindo os protocolos sanitários devido à pandemia de covid-19, o evento foi dividido em dois momentos. No primeiro, tomaram posse 23 membros em cargos de diversos órgãos do Ministério Público da Paraíba.
O novo chefe do MPPB pediu a manutenção do diálogo e da união, práticas herdadas da última gestão, e que cada um trabalhe com vontade de construir e realizar, melhorando os serviços, o atendimento à população e fazendo um MP ainda mais forte na Paraíba.
Antônio Hortêncio reiterou o que vem dizendo desde que foi nomeado para o cargo, destacando seu compromisso para manter a unidade na instituição. “Nos últimos quatro anos muito foi feito. Evoluímos na atuação finalística, na parte administrativa e no reconhecimento da sociedade. Conseguimos essa união dita por todos. Tenho dito que aquilo que uma gestão conquistou deve ser, no mínimo, mantido. A equipe que estamos formando é eclética e competente e, repito o que falamos na posse de ontem, precisamos manter acesa a chama de servir à sociedade. Cada dia, trabalharmos com vontade de construir mais e de realizar”, disse o novo procurador-geral.
Ele ressaltou ainda a importância dos órgãos ligados à Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), a exemplo das duas subprocuradorias-gerais, da Ccrimp, do Gaeco, do Ceaf… e também da necessidade de ter o apoio dos outros órgãos da administração superior para a condução da instituição nesses dois anos de gestão. “Peço a cada um que assume uma função nesses órgãos auxiliares e da administração que busquem melhorar a prestação de serviço e o atendimento à população para efetivar a mudança da realidade social. Para isso, é preciso diálogo, que todas as partes conversem para que os processos não sejam travados. Seguiremos de mãos dadas com a Corregedoria-Geral, o Conselho Superior, o Colégio de Procuradores, a Ouvidoria, promotores e promotoras, servidores e servidores”, afirmou.
Um novo capítulo
O corregedor-geral do Ministério Público, o procurador de Justiça Álvaro Gadelha, lembrou as conquistas da gestão anterior, destacando a promoção da unidade da instituição. Ele disse que o atual procurador-geral de Justiça tem uma tarefa com uma dimensão ainda maior do que o anterior, pois precisa equiparar a sua gestão à de Francisco Seráphico (que tomou posse como assessor técnico do PGJ). “Sei que tem disposição, foi preparado e lapidado para o cargo. Com a equipe montada, o órgão ministerial tende a crescer ainda mais. Estamos aqui para dar as mãos. Começa agora um novo capítulo dessa história na qual alçaremos voos ainda maiores. Para isso, conte com a Corregedoria”, disse.
Gratidão e lealdade.
O primeiro a tomar posse foi o promotor de Justiça, Rodrigo Marques da Nóbrega, no cargo de secretário-geral. Ele lembrou que, naquele momento, estava assumindo a função ocupada por Antônio Hortêncio nos últimos quatro anos. “Estamos imbuídos dos mesmos valores e sonhos que lhe moveram, com gratidão e lealdade. Muito obrigada. Tenha certeza que na Secretaria-Geral estaremos empenhados para fazermos um MP mais forte do que ele já é, junto à essa equipe extraordinária. Continuaremos sendo uma instituição, um repositório das demandas sociais, trabalhando com resiliência para a transformação social”, disse.
Lista dos empossados e cargos:
Vasti Clea Marinho da Costa Lopes – 1ª Subprocuradora-geral de Justiça
José Roseno Neto – 2º Subprocurador-geral de Justiça
Rodrigo Marques da Nóbrega – secretário-geral
Cristiana Ferreira Moreira Cabral de Vasconcelos – Secretária de Planejamento e Gestão.
Adriana Amorim de Lacerda – Assessor Técnico do Procurador-geral de Justiça
Liana Espínola Pereira de Carvalho – Coordenadora do CAO da Cidadania e dos Direitos Fundamentais, Cíveis e de Família Reynaldo Di Lorenzo Serpa – Coordenador do CAO de Defesa do Patrimônio Público, da Fazenda Pública e do Terceiro Setor
Fábia Cristina Dantas Pereira – Coordenadora do CAO de Defesa da Criança e do Adolescente e da Educação
Ricardo Alex Almeida Lins – Coordenador do CAO Criminal e das Execuções Penais Fabiana Maria Lobo da Silva – Coordenadora do CAO do Meio Ambiente e dos Bens de Valor Artístico, Estético, Histórico, Urbanístico, Turísticos e Paisagísticos, de Defesa do Consumidor e da Saúde.
José Guilherme Soares Lemos – Coordenador do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial
Eduardo de Freitas Torres – Coordenador e Membro da Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e Improbidade Administrativa
Jaine Aretakis Cordeiro Didier – Membro da Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e Improbidade Administrativa
João Benjamim Delgado Neto – Membro da Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e Improbidade Administrativa
Caroline Freire Monteiro da Franca – Membro da Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade E Improbidade Administrativa
José Leonardo Clementino Pinto – Membro da Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e Improbidade Administrativa
Francisco Bergson Gomes Formiga Barros – Vice-diretor-geral do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (MP-Procon)
Manoel Cacimiro Neto – Integrante do Gaeco Adriana de França Campos – Integrante da Coordenadoria Recursal.
FONTE: CLICK PB