O prazo para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 termina nesta quarta-feira (14). A prova está marcada para os dias 21 e 28 de novembro.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e pode ser pago até o dia 19 de julho. No momento da inscrição, que deve ser feita pela Página do Participante, o candidato deve escolher se quer fazer a prova impressa ou digital.
Nesta edição, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou mais de 101 mil inscrições para a modalidade digital do certame, exclusiva para quem já concluiu o Ensino Médio, ou está concluindo neste ano.
A novidade desta edição é que as provas impressa e digital serão feitas na mesma data. No Enem 2020, a aplicação ocorreu em fins de semana diferentes.
Como acontecerão na mesma data, as provas dos dois formatos terão as mesmas questões e proposta de redação.
Essa será a segunda edição do Enem a ser realizada durante a pandemia de Covid-19. Apesar dos problemas na última aplicação, o edital não trouxe nenhuma alteração nas regras para dar mais segurança aos candidatos.
PASSO A PASSO DA INSCRIÇÃO
Os interessados em concorrer a uma vaga ofertada pelo programa devem se inscrever através da Página do Participante e realizar o cadastro na página do gov.br. Mas, caso eles já possuam cadastro realizado no endereço federal, é preciso apenas digitar o CPF e a senha. Mesmo quem recebeu a isenção da taxa precisa se inscrever.
Em seguida, serão pedidos alguns dados pessoais, como CPF e data de nascimento. É necessário preencher sexo, cor/raça, esta do civil, nacionalidade, cidade e estado onde nasceu e o número do seu RG.
Depois, será pedido o CEP do endereço do candidato. Após confirmar, é necessário preencher o complemento e o número da casa ou apartamento.
O estudante também deve sinalizar se precisa de algum atendimento especializado durante a prova. Caso não precise, é preciso apenas clicar na opção “não preciso”.
Porém, caso o interessado possua alguma necessidade, é necessário indicar a condição e a assistente virtual mostrará os recursos disponíveis. É necessário anexar documentos — atestado médico ou uma declaração assinada, por exemplo — que comprovem a condição.
No quarto passo, o estudante escolherá entre inglês e espanhol para fazer parte da prova de linguagens. Em seguida, o candidato deve informar qual o nível de escolaridade no momento da inscrição.
Em seguida, aparecerá o questionário socioeconômico. Após responder às perguntas, é preciso informar o número de telefone e um e-mail.
Depois, será solicitado a criação de uma senha de acesso para a Página do Participante. Logo em seguida, o usuário deve escolher entre a modalidade que vai preferir: versão digital ou imprensa.
PREVENÇÃO À COVID-19
A única mudança no edital relacionada à pandemia se refere ao uso obrigatório de máscara pelos participantes e aplicadores.
Não há informação sobre o número de participantes por sala ou a possibilidade de adiamento em locais onde os casos de infecção possam estar em alta.
CRONOGRAMA
- Inscrições: 30/6 até 14/7
- Pagamento da inscrição: até 19/7
- Pedido de atendimento especializado: 30/6 até 14/7
- Pedido de tratamento pelo nome social: 19/7 até 23/7
- Provas: 21/11 e 28/11
DISCIPLINAS E HORÁRIOS
Assim como nos anos anteriores, o Enem será aplicado em dois domingos.
21 DE NOVEMBRO
- 45 questões de linguagens;
- 45 questões de Ciências Humanas;
- Redação.
28 DE NOVEMBRO
- 45 questões de Matemática;
- 45 questões de Ciências da Natureza.
Observação: no último dia, a prova tem meia hora a menos.
HORÁRIOS DE APLICAÇÃO (SEGUINDO O FUSO DE BRASÍLIA):
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Fim das provas no 1º dia: 19h
- Fim das provas no 2º dia: 18h30
FONTE: DIARIO DO NORDESTE