23.3 C
Nova Iorque
Segunda-feira, Abril 28, 2025

Buy now

spot_img

Pesquisa AtlasIntel aponta que 83% da população brasileira rejeita que haja uma redução no prazo de inelegibilidade

- Propaganda -spot_img

Um levantamento realizado pelo Instituto AtlasIntel revelou que 83% dos brasileiros são contra a redução do prazo de inelegibilidade previsto na Lei da Ficha Limpa. A pesquisa, divulgada neste domingo (16), indica que apenas 14% dos entrevistados apoiam as alterações em discussão no Congresso Nacional.

A proposta em questão, de autoria do deputado Bibo Nunes (PL-RS), busca reduzir o período de inelegibilidade de oito para dois anos. O projeto também estabelece que a contagem do prazo tenha início a partir da eleição que resultou na punição. Caso aprovada, a medida poderia beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que recentemente manifestou apoio à revogação da Lei da Ficha Limpa em vídeo publicado nas redes sociais.

Enquanto há forte rejeição a essa mudança na legislação eleitoral, a pesquisa apontou um cenário mais dividido em relação à anistia para os presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023. De acordo com os dados, 51% dos entrevistados são favoráveis à medida, enquanto 49% se posicionam contra.

Os participantes do levantamento responderam à pergunta: “Você é a favor ou contra as seguintes propostas que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado?”. Entre as opções apresentadas, o corte de gastos foi o item com maior aprovação (54%), seguido pela anistia aos presos do 8 de Janeiro (51%).

O projeto de anistia é relatado pelo deputado Rodrigo Valadares (União Brasil-SE) e prevê a absolvição de todos os envolvidos nos atos antidemocráticos, incluindo organizadores, financiadores e participantes, bem como aqueles que prestaram apoio logístico ou promoveram as manifestações por meio de doações ou publicações nas redes sociais. O texto estabelece que a anistia abrangeria os atos realizados de 8 de janeiro de 2023 até a eventual sanção da lei.

Fonte: Fonte83

Foto: TRE-GO

Artigos Relacionados

Se Inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

SIGA NOSSO INSTAGRAM

- Propaganda -

Artigos Mais Recentes

- Propaganda -