A Câmara e o Senado decidira eleger seus novos presidentes no primeiro sábado de fevereiro (1º). Na ocasião, serão escolhidos também demais membros das Mesas Diretoras, marcando o início do biênio legislativo 2025-2027. As sessões preparatórias para as eleições já estão agendadas, com a votação da Câmara prevista para às 16h
O favorito na eleição do Senado é o senador Davi Alcolumbre (União-AP), que busca retornar ao comando da Casa após passagem anterior pela presidência. Na Câmara, o favorito é o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB). Ambos têm ampla articulação política e o apoio de blocos parlamentares significativos.
A eleição da Mesa Diretora é um dos momentos mais importantes do calendário legislativo, pois define as lideranças que conduzirão os trabalhos do Congresso Nacional nos próximos dois anos. Os presidentes eleitos terão a responsabilidade de lidar com temas cruciais, como o avanço de reformas legislativas, a relação entre o Executivo e o Legislativo e a pauta econômica do país.
Além disso, a escolha das lideranças pode sinalizar mudanças nas dinâmicas políticas internas das Casas, especialmente em um ano que promete desafios políticos e econômicos relevantes para o Brasil. Com isso, as disputas por esses cargos-chave seguem mobilizando intensas negociações nos bastidores.