O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), demonstrou ser favorável a uma possível federação entre os três partidos Republicanos, União Brasil e PP e disse que caso a federação aconteça o grupo nascerá forte na Paraíba.
Galdino ainda ponderou as conjunturas locais. “Essa agremiação, resultando dessa federação vai ficar muito forte, não só na Paraíba, como no Brasil também. Agora é claro que tem as conveniência locais e precisam ser bem dialogadas, bem conversadas para resolver os atritos locais, como também pensar numa federação a nível de Brasil”, pontuou, durante entrevista ao Programa Correio Debate da rádio Correio 98FM.
Se a federação for confirmada, a decisão terá impacto na sucessão política na Paraíba, onde os três partidos trilham caminhos diferentes. O PP do deputado federal Aguinaldo Ribeiro e o Republicanos do deputado federal Hugo Motta, aliados do governador João Azevêdo (PSB), sinalizam de que estarão no campo político liderado pelo socialista em 2026. Já do outro lado, o União Brasil do senador Efraim Filho lidera o bloco das oposições e tem sua pré-candidatura colocada em jogo.