Uma pesquisa de intenção de voto realizada pelo instituto Datavox em parceria com o portal PB Agora, nos dias 4 e 5 de setembro de 2024 e publicada nesta quarta-feira (11), aponta Dr. Azif como o favorito para vencer a disputa pela Prefeitura de Itaporanga.
Confira os resultados:
Cenário Estimulado
No cenário estimulado, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Dr. Azif aparece com uma ampla vantagem, conquistando 72,5% das intenções de voto. Em segundo lugar, Dra. Jailma de Zeca registra 9,0%, enquanto 11,5% dos entrevistados se declararam indecisos. Os votos brancos e nulos somam 7,0%.
Cenário Espontâneo
Quando a pesquisa questiona de forma espontânea — ou seja, sem apresentar os nomes dos candidatos — Dr. Azif também lidera, mas com 64,4% das intenções de voto. Dra. Jailma de Zeca aparece com 7,5%, e Divaldo Dantas, o atual prefeito, tem 0,8%. Nesse cenário, o percentual de eleitores indecisos sobe para 19,8%, e 7,5% optaram por votos brancos ou nulos.
Aprovação da Gestão Municipal
Além da intenção de voto, a pesquisa também avaliou a opinião da população sobre a atual administração municipal. O prefeito Divaldo Dantas possui um índice de aprovação de 73,2%. Em contrapartida, 18,0% dos entrevistados desaprovam a sua gestão, enquanto 8,8% não opinaram.
Expectativa de Vitória
Quando questionados sobre quem acreditam que será o próximo prefeito de Itaporanga, independentemente da sua intenção de voto, 81% dos eleitores apostam em uma vitória de Dr. Azif. Apenas 4,0% acreditam que Dra. Jailma de Zeca vencerá, enquanto 15,0% não quiseram opinar.
Dados da Pesquisa
A pesquisa abrangeu diversos bairros e localidades rurais de Itaporanga, são eles: São João, Capim Grosso(Golpes e Matias), Barrocão, Cardoso, Cravoeiro, Jardim Baião/Lagoinha, Lagoa de Pedra, Paraná, Muquém, Vaca Morta, Malhada Grande, Genipapo, Barrocas, Catolé, Pitombeira, Lagoa do Mato, Agrovila, São Pedro, Araçá, Alto do Ginásio, Alto do Madeiro, Alto das Neves, Conjunto Balduíno Carvalho, Bela Vista, Centro, Conjunto Chagas Soares, Conjunto Miguel Morato, Pedra Bonita, Xique-Xique, Assis Leite, Paulos, Vila Mocó e João Silvino.
O levantamento, que ouviu 400 eleitores, apresenta uma margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.
Registrada sob o protocolo PB-07478/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o estudo reflete o cenário político atual da cidade e a preferência dos eleitores para as eleições municipais.
Fonte: Datavox/PB Agora
Foto: PB Agora