Uma nova preocupação entrou na mira da Justiça Eleitoral para as eleições de 2024. Trata-se dos impactos da Inteligência Artificial na difusão de informações potencialmente falsas no processo eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), já firmou parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e com a Polícia Federal (PF), para combater as fake News durante o pleito municipal.
Diante de um cenário que aponta para o uso abusivo da tecnologia no pleito, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba , a desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, avaliou que o uso de inteligência artificial será o grande desafio para as eleições municipais deste ano.
A desembargadora admitiu que a Justiça Eleitoral da Paraíba não dispõe de mecanismos para identificar notícias falsas “ou fantasiosas”, mas que o núcleo de inteligência da Justiça Eleitoral da Paraíba tem buscado soluções, através de parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Polícia Federal (PF), que devem fornecer suporte técnicos em casos que chegaram ao judiciário.
“A Polícia Federal será um órgão importantíssimo, porque dispõe de equipamentos que nos permitem identificar as fake news“, explicou.
Fonte:PB Agora
Foto: Reprodução de internet