Durante evento do grupo LIDE em Nova York, nesta terça-feira (13), o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Hugo Motta (Republicanos–PB), defendeu que a pacificação política no Brasil só será possível com autocrítica e colaboração mútua entre os Três Poderes.
Com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, presente na plateia, Motta ressaltou que a responsabilidade pela harmonia institucional não pode recair exclusivamente sobre o Legislativo. “Cada poder tem que fazer sua autocrítica. Não será apenas um que conseguirá harmonizar o país. É preciso diálogo entre Legislativo, Executivo e Judiciário, com cada um assumindo suas responsabilidades”, afirmou.
O deputado também criticou o ambiente de polarização política que, segundo ele, “desperdiça energia com disputas estéreis e impede avanços reais para a população”.
A fala de Motta ocorre em meio a uma nova tensão entre a Câmara e o STF no caso envolvendo o deputado Alexandre Ramagem (PL–RJ). Na última semana, a Casa suspendeu a investigação contra o parlamentar no âmbito do inquérito do golpe, mas a Primeira Turma do STF decidiu modular os efeitos dessa decisão.
Fonte: Fonte83
Foto: Reprodução