O ex-governador da Paraíba e pré-candidato a deputado federal pelo PT, Ricardo Coutinho, reagiu nesta quarta-feira (7) à reaparição de uma fake news que o apresenta como um dos novos bilionários do Brasil. O boato voltou a circular nas redes sociais, especialmente através de um vídeo publicado pelo perfil @papodemilionario_ no TikTok.
Na gravação, o perfil lista supostos novos bilionários brasileiros de 2023 e, em quinto lugar, aparece Ricardo Coutinho, atribuindo a ele a presidência da Direcional Engenharia, empresa conhecida por atuar no programa habitacional Minha Casa Minha Vida. A mesma fake news já havia circulado anteriormente, ainda em 2023, e foi posteriormente desmentida.
Ricardo Coutinho ironizou o conteúdo, classificando-o como “bobagem” e atribuiu sua propagação ao desespero de setores políticos que tentam descredibilizá-lo. “Eles sabem que não podem mais levantar aquela fake news de que eu seria inelegível, que o voto seria anulado, e tentam fazer com que essas fake news tomem conta do imaginário popular”, afirmou.
O ex-governador também disse que o episódio reforça seu compromisso com o combate à desinformação. “Reforça em mim o compromisso de, sendo eleito deputado federal, fazer um combate intransigente às fake news e perfilar ao lado daqueles que apoiam a regulação social da internet”, declarou.
Ricardo lembrou ainda que os próprios autores da mentira já haviam se retratado após a primeira circulação do conteúdo, o que, segundo ele, mostra o grau de absurdo da alegação. “É de uma bobagem tão grande, mas tem gente que acredita. E tem gente que não acredita, mas passa para frente. Esse é o famoso criminoso das fake news”, completou.
A Direcional Engenharia, mencionada no vídeo como sendo supostamente presidida por Coutinho, é uma empresa com sede em Minas Gerais, que não tem nenhuma relação com o ex-governador da Paraíba.
Fonte: Fonte83
Foto: Reprodução