17.2 C
Nova Iorque
Quinta-feira, Maio 8, 2025

Buy now

spot_img

Lula desembarca na Rússia para encontro com Putin e reforço de alianças globais

- Propaganda -spot_img

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou nesta terça-feira (6) para Moscou, onde participará das celebrações dos 80 anos do Dia da Vitória, a convite do presidente russo Vladimir Putin. A data histórica, comemorada em 9 de maio com desfile militar na Praça Vermelha, marca a rendição da Alemanha nazista e o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa.

Durante sua ausência, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assume a Presidência da República. Nas redes sociais, Lula escreveu: “Embarcando agora para agendas na Rússia e na China. Bom trabalho para o companheiro Geraldo Alckimin que assume a Presidência nesse período.”

Lula será acompanhado por uma comitiva de alto escalão, incluindo o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), o segundo vice-presidente da Câmara, Elmar Nascimento (União Brasil-BA), e os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação).

Além de participar das cerimônias oficiais, o presidente brasileiro deve se reunir com Putin para discutir temas bilaterais. Estão previstas assinaturas de acordos nas áreas de ciência e tecnologia, além de uma reunião com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico.

Segundo o embaixador Eduardo Saboia, secretário de Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores, a visita tem caráter diplomático, econômico e simbólico. “O Brasil é um país que busca a paz e tem um diálogo constante com a Rússia, especialmente em áreas como o agronegócio e energia”, destacou.

As relações entre Brasil e Rússia, formalizadas desde 1828 e elevadas ao patamar de parceria estratégica em 2002, vêm sendo fortalecidas por meio de encontros presidenciais e acordos comerciais. No primeiro trimestre de 2025, o intercâmbio comercial entre os dois países movimentou US$ 12,4 bilhões, com a Rússia se consolidando como o quinto maior fornecedor de produtos ao Brasil.

Após a agenda em Moscou, Lula seguirá para Pequim, nos dias 12 e 13 de maio, para uma visita de Estado e participação no IV Fórum China-CELAC, onde o foco será ampliar a cooperação entre América Latina e China em áreas como energia, agricultura, infraestrutura e meio ambiente. A China é hoje o principal parceiro comercial do Brasil, superando inclusive os Estados Unidos e a União Europeia.

As viagens reforçam o posicionamento do Brasil como agente ativo no cenário geopolítico global, buscando maior equilíbrio nas relações multilaterais e abrindo espaço para o avanço de pautas comerciais e estratégicas com potências como Rússia e China.

Confira a postagem no perfil do Instagram de Lula:

Fonte: Fonte83

Foto: Reprodução

Artigos Relacionados

Se Inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

SIGA NOSSO INSTAGRAM

Artigos Mais Recentes