19.2 C
Nova Iorque
Domingo, Maio 4, 2025

Buy now

spot_img

Fusão entre PSDB e Podemos promete fortalecer significativamente o campo da oposição na Paraíba

- Propaganda -spot_img

A fusão entre PSDB e Podemos, em fase final de negociação, promete fortalecer significativamente o campo da oposição na Paraíba e redefinir o mapa político do estado rumo às eleições de 2026. Com o aval da Executiva Nacional tucana, a união entre as siglas deve ser oficializada até junho, criando uma nova legenda que já nasce com musculatura política relevante.

Na Paraíba, a fusão do novo partido, por ora chamado de “PSDB+Podemos”, terá dois deputados federais: Romero Rodrigues e Ruy Carneiro, ambos atualmente no Podemos, mas com raízes históricas no ninho tucano. Na Assembleia Legislativa, o grupo deve manter nomes influentes como Camila Toscano, Fábio Ramalho e Tovar Correia Lima, embora haja movimentações que possam levar alguns para o PSD e União Brasil.

O novo bloco também demonstra força no Executivo municipal, com nove prefeitos filiados e a vice-prefeitura de Campina Grande, cidade que representa o segundo maior colégio eleitoral do estado. Esse capital político confere à fusão um papel estratégico na montagem de alianças e candidaturas para 2026.

Mesmo sem causar rupturas imediatas no cenário estadual — já que os dois partidos atuam juntos há anos — a formalização da fusão consolida o grupo como uma das principais forças de oposição ao governo João Azevêdo (PSB). A legenda também continua ligada ao grupo Cunha Lima, apesar da saída de Pedro Cunha Lima para o PSD. O deputado licenciado Fábio Ramalho ainda lidera os tucanos locais.

A nova legenda ainda não tem nome definido, mas algumas opções estão em debate, como “Juntos 20” e “Moderados”. A expectativa é de que a fusão seja homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda em 2025, após convenções dos dois partidos previstas para 5 de junho.

A nível nacional, o novo partido poderá contar com 7 senadores e 28 deputados federais, reforçando sua competitividade nas próximas eleições e seu poder de barganha para compor alianças majoritárias.

Além do peso eleitoral, a fusão também atende a objetivos estratégicos: ampliar o acesso ao Fundo Partidário e ao tempo de propaganda em rádio e TV, critérios calculados com base na votação conjunta para a Câmara dos Deputados.

Com essa movimentação, PSDB e Podemos saem na frente na corrida por espaço e influência no tabuleiro político da Paraíba e do país.

Os números da Fusão

Podemos:

Deputados federais: 2, Romero Rodrigues e Ruy Carneiro.

Vice-prefeito: 1, Alcindor Vilarim (Campina Grande).

Vereadores: Ícaro Chaves (João Pessoa – 1), Saulo Germano e Dr. Olímpio (Campina Grande – 2).

PSDB:

Deputados estaduais: Camila Toscano, Fábio Ramalho e Tovar Correia Lima.

Prefeitos: 9, Michelle Ramalho (Lagoa Seca), Josilda Macena (Araçagi), George Farias (Taperoá), Dr Tales (Brejo do Cruz), Júnior do Caracol (São Sebastião de Lagoa de Roça), Dr Messias (Manaíra), Tom Maroja (Juripiranga), Linsinho (Natuba), Hernique (Areial).

Vereador: Dinho Papa Léguas (Campina Grande).

Fonte: Lucas Duarte / Fonte83

Foto: Fonte83

Artigos Relacionados

Se Inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

SIGA NOSSO INSTAGRAM

- Propaganda -

Artigos Mais Recentes

- Propaganda -