A decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), de não pautar o requerimento de urgência do projeto que propõe anistiar os envolvidos nos atos de 8 de janeiro provocou forte reação entre parlamentares bolsonaristas, especialmente do PL. O deputado estadual Cabo Gilberto Silva (PL-PB), um dos principais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro na Paraíba, classificou a atitude de Motta como um “desrespeito” à vontade da maioria dos deputados e prometeu consequências políticas para o paraibano.
“Vai custar caro. Se a gente perder no voto, eu não falo mais nesse assunto, porque vai ser uma resposta do plenário da Câmara que representa os mais de 200 milhões de brasileiros. Mas tenha certeza absoluta que isso não vai ficar barato”, disse Cabo Gilberto durante entrevista ao programa Hora H, apresentado pelos jornalistas Heron Cid e Wallison Bezerra, na Rede Mais Rádios.
O parlamentar criticou o acordo costurado por Motta com lideranças da Câmara e o presidente Lula (PT) para adiar a votação do projeto, e defendeu que a decisão sobre a anistia seja do plenário, e não da presidência da Casa.
“Temos um terço do União Brasil, do Republicanos, dez deputados do MDB e a metade da bancada do PP. Não é só o PL. No meu entendimento, o presidente está cometendo um equívoco de não pautar a urgência e deixar o plenário decidir de forma soberana”, afirmou.
O requerimento de urgência para o projeto foi protocolado pelo PL e conta com cerca de 270 assinaturas — mais do que o necessário para levar a matéria ao plenário, caso seja pautada. O texto original, que previa anistia ampla, vem sendo modificado para limitar o perdão aos manifestantes que não participaram de atos de vandalismo.
A proposta, no entanto, enfrenta resistência de setores do centro e da base governista, além de oposição do governo federal. Motta, por sua vez, tem articulado com líderes dos Três Poderes em busca de uma saída que evite novas crises políticas, mas a pressão da ala bolsonarista promete esquentar os próximos dias no Congresso.
Fonte: Fonte83
Foto: Reprodução de Internet