O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) afirmou, nesta segunda-feira (14), que o governador João Azevêdo (PSB) precisa definir o quanto antes se será candidato ao Senado Federal em 2026. Segundo ele, a decisão do governador é crucial para alinhar as articulações da base aliada rumo ao pleito.
“Na minha opinião, e acredito que na de todos, isso não deve ser postergado. Precisamos dessa definição para começar a montar a estratégia”, declarou Aguinaldo em entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Arapuan, após almoço com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), cotado como pré-candidato ao governo.
Para Aguinaldo, João é a “primeira peça do xadrez” na sucessão estadual, e qualquer movimento dependerá de sua escolha. Ele, no entanto, pondera que a antecipação do debate eleitoral pode comprometer a gestão atual. “Você não pode colocar a eleição acima da gestão. O momento agora ainda é de governar”, disse.
O parlamentar também comentou o cenário interno da base governista, que já conta com outros nomes cotados, como o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) — seu sobrinho —, o Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), o presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Hugo Motta (Republicanos), o secretário de Estado de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga (PSB), além do próprio prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena.
Aguinaldo reafirmou a sintonia com Cícero Lucena, ressaltando que a candidatura do prefeito poderá se viabilizar dentro ou fora do Progressistas, dependendo da evolução das articulações. Ele também afastou qualquer clima de racha na base e garantiu que as decisões serão coletivas.
Quanto a Lucas Ribeiro, Aguinaldo avaliou como natural a possibilidade de o vice assumir o comando do Estado, caso João dispute o Senado. Contudo, negou qualquer compromisso firmado nesse sentido: “Nada foi fechado. O que tiver que acontecer, será construído com diálogo e consenso dentro do grupo”, finalizou.
As eleições de 2026 seguem movimentando os bastidores da política paraibana, e a definição de João Azevêdo promete ser determinante para o cenário da disputa ao Governo do Estado.
Fonte: Fonte83
Foto: Reprodução