Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (3) pela Genial/Quaest indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os seus possíveis adversários em um eventual segundo turno da eleição presidencial de 2026, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A disputa entre Lula e Bolsonaro, que está inelegível até 2030, é tecnicamente empatada dentro da margem de erro, mas com vantagem para o petista.
A pesquisa estimulada, que apresenta os nomes dos candidatos aos entrevistados, testou oito cenários distintos. No principal embate, Lula aparece com 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 40%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, há um empate técnico, mas com o presidente numericamente à frente.
Lula lidera contra outros candidatos
Nos outros cenários testados, Lula supera todos os possíveis adversários com vantagens mais confortáveis. Contra Michelle Bolsonaro (PL), ele venceria por 44% a 38%. Contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o placar seria de 43% a 37%.
A maior diferença foi registrada no confronto com Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás, em que Lula teria 44% dos votos, enquanto Caiado ficaria com 30%.
Fonte: Fonte83
Foto: Reprodução de Internet