A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou 56% dos eleitores brasileiros, segundo levantamento da pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2). Este é o maior índice de reprovação desde o início de seu mandato e a primeira vez que a desaprovação ultrapassa a marca de 50%.
Ao mesmo tempo, a aprovação de Lula caiu para 41%, o nível mais baixo desde que assumiu a presidência. Em janeiro, o presidente registrava 47% de aprovação.
Veja os números da pesquisa:
Aprovação: 41% (eram 47% em janeiro)
Desaprovação: 56% (eram 49% em janeiro)
Não sabe/não respondeu: 3% (eram 4%)
A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 31 de março com 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em todo o Brasil, e tem uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
O levantamento revela uma mudança significativa nos grupos demográficos, com Lula registrando maior desaprovação entre mulheres e pessoas de cor parda. Além disso, o presidente passou a ter empate técnico em termos de aprovação e desaprovação entre eleitores mais pobres, católicos e os moradores do Nordeste – grupos em que anteriormente sua aprovação era mais expressiva.
O estudo também indicou que a reprovação ao presidente cresceu até entre aqueles que o apoiaram nas eleições de 2022, refletindo uma mudança no cenário político e nas expectativas dos eleitores.
Fonte: Fonte83
Foto: Reprodução