O deputado federal Luiz Couto (PT–PB) comentou, nesta quinta-feira (27), sobre a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados viraram réus nesta quarta-feira (26), acusados de tentar um golpe de Estado em 2022. De maneira unânime, os cinco ministros da turma votaram a favor da aceitação da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Em entrevista ao programa CBN João Pessoa, da rádio CBN Paraíba, Couto destacou a importância da decisão para a democracia brasileira. “A decisão do STF de aceitar a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, tornando-os réus por tentativa de golpe de Estado, é um marco fundamental para a democracia. Sempre defendi que ninguém está acima da lei, e é histórico que o Brasil finalmente avance na responsabilização de quem atenta contra o Estado de Direito e nossa Constituição”, afirmou o deputado. “Golpistas não devem ficar impunes. A justiça deve ser firme para proteger os pilares democráticos que tanto custaram ao povo brasileiro”, completou.
A denúncia da PGR alega que Bolsonaro e seus aliados formaram uma organização criminosa com o objetivo de promover uma ruptura democrática. Os crimes listados na denúncia incluem a abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, organização criminosa, dano qualificado ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. Com a aceitação da denúncia, o processo agora segue para a fase de instrução processual, onde os réus responderão formalmente pelas acusações.
Essa decisão do STF representa mais um capítulo importante na investigação dos eventos de 2022, que continuam a envolver ex-integrantes do governo Bolsonaro. O andamento do processo poderá ter implicações significativas para o cenário político do país.
Fonte: Fonte83
Foto: Reprodução