5.4 C
Nova Iorque
Quarta-feira, Abril 9, 2025

Buy now

spot_img

Campina Grande: Ruas são interditadas para passagem de transformador de 250 toneladas

A partir desta terça-feira (25), ruas e avenidas de Campina Grande serão temporariamente fechadas para permitir a passagem de um imenso transformador de 250 toneladas, destinado ao Parque Eólico Serra da Palmeira, localizado no sertão paraibano. A operação será realizada em três fases, com bloqueios progressivos ao longo do trajeto do comboio.

Na primeira fase, a interdição ocorrerá nas proximidades da Unifacisa, onde a carreta passará pelos viadutos, impedindo o trânsito na região. Em seguida, na segunda fase, a manobra na interseção das BR-230/104 exigirá bloqueios de até duas horas. Por fim, na terceira fase, o tráfego será temporariamente interrompido na alça sudoeste, mas será liberado assim que o comboio avançar.

Diferentemente do plano inicial de transporte noturno, o deslocamento da carreta será realizado durante o dia a partir de hoje. A mudança foi decidida por questões de segurança, já que os trechos a serem percorridos possuem pista simples. Durante o período de interdição, os motoristas devem procurar rotas alternativas para evitar congestionamentos.

A carreta chegou a Campina Grande na madrugada desta segunda-feira (24) e foi estacionada na unidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-230. Às 8h desta terça-feira, o comboio iniciou o trajeto, com uma previsão de 21 quilômetros até a alça sudoeste, no viaduto ao lado do Aeroporto Presidente João Suassuna. Nesse local, a previsão é de impacto significativo no tráfego, com bloqueios programados pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP).

De acordo com a PRF, o transporte foi planejado de forma a evitar congestionamentos significativos. O cronograma de interdições será atualizado diariamente, considerando as condições de trânsito ao longo do percurso.

O transformador, que será parte do complexo eólico Serra da Palmeira, converte energia eólica em eletricidade, alimentando o sistema elétrico nacional. Produzido na China, o equipamento foi transportado pela CGT Brasil, responsável pela construção da subestação no interior paraibano. Após passar por várias cidades do estado, a previsão é que o transformador chegue à cidade de Soledade até quinta-feira (27), quando a escolta será transferida para o Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB) para o trecho final.

Com capacidade instalada de 648 MW, o Parque Eólico Serra da Palmeira contará com 108 aerogeradores distribuídos por cidades como Picuí, Nova Palmeira e Pedra Lavrada. O projeto tem a capacidade de abastecer até 1,7 milhão de pessoas, sendo um marco na expansão da energia renovável na região.

Fonte: Fonte83

Foto: Reprodução

Artigos Relacionados

Se Inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

SIGA NOSSO INSTAGRAM

- Propaganda -

Artigos Mais Recentes

- Propaganda -