O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou que prefere um nome de centro, pertencente à base aliada, para assumir a relatoria do projeto de reforma do Imposto de Renda. A escolha visa facilitar a tramitação da proposta, especialmente em um cenário de polarização política. As informações foram veiculadas, nesta quarta-feira (19), na CNN Brasil.
Nos bastidores, dois deputados federais se destacam como opções: Aguinaldo Ribeiro (PP–PB) e Pedro Paulo (PSD–RJ). Ambos possuem experiência em lidar com pautas econômicas e gozam de bom relacionamento tanto com partidos de esquerda quanto de direita, o que os torna aliados estratégicos na busca por consenso. O paraibano Aguinaldo Ribeiro tem experiência em relatoria de pautas econômicas, entre elas, a Reforma Tributária, uma das mais complexas já feitas no pais. Além disso, o parlamentar teria bom diálogo tanto com a esquerda quanto com a direita.
Embora o foco esteja em nomes do centro, o deputado Rubens Júnior (PT–MA) também tem sido cogitado por representantes da ala esquerda. A escolha de um relator com capacidade de reduzir resistências e dialogar com a oposição é fundamental para garantir a aprovação da proposta, especialmente diante da divergência de opiniões entre os partidos conservadores. Estes últimos defendem a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil, mas são contrários às compensações propostas pelo Governo Federal.
O presidente Lula tem se empenhado para que a reforma seja aprovada ainda no primeiro semestre de 2025 na Câmara dos Deputados. A expectativa do governo é de que o Senado Federal, por sua vez, mostre um ambiente mais favorável para a aprovação do projeto conforme apresentado pelo Palácio do Planalto.
Em sua fala, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reconheceu que o Congresso pode discutir ajustes na tramitação do projeto, mas o governo federal está preparado para recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) caso as compensações previstas para a isenção sejam reduzidas ou alteradas substancialmente.
Fonte: Fonte83
Foto: Reprodução de Internet