O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira (28) que convidou a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) para assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência. A pasta, que tem a missão de coordenar a articulação política do governo com o Congresso Nacional, será comandada por Gleisi no lugar de Alexandre Padilha, que ocupará o Ministério da Saúde, sucedendo Nísia Trindade. A posse de Gleisi está agendada para o dia 10 de março.
Embora tenha sido cogitada para a Secretaria-Geral da Presidência, Lula optou por nomear Gleisi para o cargo de Relações Institucionais. A decisão do presidente foi uma surpresa, já que havia a expectativa de que um nome mais alinhado com partidos do Centrão fosse escolhido para fortalecer a relação com o Congresso. No entanto, Lula preferiu manter um membro do Partido dos Trabalhadores (PT) à frente da articulação política.
A nomeação de Gleisi Hoffmann para o governo reflete a confiança do presidente na parlamentar e em sua capacidade de representar uma linha mais à esquerda dentro da gestão. Além disso, ela chega ao governo em um momento importante, pois, neste ano, o PT escolherá um novo comando do partido, e Gleisi se posiciona como uma das principais figuras para liderar a sigla.
Com Informações de Fonte83
Foto: Reprodução de Internet