O vereador Leandro Laia (Republicanos) lidera a disputa pela Prefeitura de Muturéia, no Sertão da Paraíba. Ele desponta com 46,7% das intenções de voto. Esse é o resultado de pesquisa estimulada realizada pela Opinião Pesquisas, contratada pela Rede Mais e divulgada nesta quarta-feira (25) pelo Portal MaisPB.
O ex-vereador Dr. Israel (União) ocupa o segundo lugar, com 30,4% da preferência dos entrevistados na pesquisa. Já o ex-vice-prefeito Alexandre Alves (MDB) é opção de voto para 8,6% dos eleitores do município.
De acordo com o levantamento Opinião/Rede Mais, branco, nulo e nenhum são 2,5% e indecisos ou não sabem totalizam 11,8%.
Leandro também lidera pesquisa espontânea
O vereador Leandro Laia também está na dianteira na pesquisa espontânea (quando o entrevistador não apresenta nomes de candidatos e o eleitor responde em quem votaria com a primeira opção que vem à memória).
Nesse cenário, Leandro é lembrado, espontaneamente, por 41,1% dos eleitores, contra 28,6% de Dr. Israel e 6,1% de Alexandre Alves.
Apesar de não serem candidatos, o prefeito Zé Pereira é citado por 1,8% dos eleitores entrevistados e o vereador Apriginho Firmino por 0,4%.
Branco, nulo e nenhum representam 1,1% das respostas e indecisos ou não sabem 20,9%.
Dr. Israel lidera índice de rejeição
A pesquisa Opinião/Rede Mais também mediu a rejeição dos três candidatos à Prefeitura de Maturéia, cidade da região de Patos.
Segundo a amostra coletada, 27,9% dos entrevistados disseram que não votariam de jeito nenhum em Dr. Israel, enquanto 23,9% rejeitam Leandro Laia e 12,5% descartam Alexandre Alves.
Rejeitam todos somam 2,5% e não rejeitam nenhum totalizam 33,2% dos eleitores consultados pela pesquisa Opinião/Rede Mais.
Dados técnicos da pesquisa
Registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo PB-07195/2024, o levantamento foi contratado pelo Portal MaisPB e realizado pela Opinião Pesquisas Sociais no último dia 17 de setembro e entrevistou 280 eleitores da zona urbana e rural de Maturéia.
O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5,9 pontos percentuais para mais ou para menos.
As entrevistas com os eleitores da zona urbana foram realizadas nos seguintes bairros: Antônio Ramos, Bela Vista, Centro, Conjunto Antônio Ramos, Conjunto José Francelino, Sambão e São Francisco. E com os moradores da zona rural foram realizadas nas seguintes localidades: Assentamento 01 de Maio, Jabre, Santo Antônio, São João, Batinga, Conceição, Pedra Lavrada, Penhora, Saco da Cajazeira, Taua e Sucurus.
Fonte: Opinião Pesquisas Sociais/Rede Mais
Foto: MaisPB