O deputado estadual Chico Mendes (PSB) anunciou durante coletiva na tarde desta quarta-feira (11), a sua desistência de disputar a Prefeitura de Cajazeiras nas eleições de outubro deste ano. Quem assume a cabeça de chapa é o médico Pablo Leitão (PSB), que era candidato a vice-prefeito de Chico.
A decisão foi tomada após o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) impugnar sua candidatura, na última segunda-feira (9), onde considerou que Chico Mendes, ex-prefeito de São José de Piranhas, reeleito em 2020, renunciou ao cargo em 2022 para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). No entanto, o tribunal entendeu que essa manobra não interrompeu a continuidade de seu mandato executivo, impedindo sua candidatura a outro município da mesma região, conforme argumentou o relator.
“Eu quero dizer Cajazeiras que a história começa agora. Saio daqui com a força que nossa militância nos dá. Saio daqui com a fé em Deus que eu serei ungido das forças do alto para não só ganhar essa eleição para ajudar Pablo a governar Cajazeiras. Estou muito animado com essa candidatura que nasce a partir de agora, Pablo Leitão”, afirmou.
A decisão do TRE-PB segue jurisprudência já consolidada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que recentemente respondeu a uma consulta de um partido político em situação semelhante. Com isso, o PSB tem até o dia 16 de setembro para fazer a substituição de Chico Mendes por Pablo Leitão.
Fonte: Portal Fonte83
Foto: Reprodução Portal Fonte83