Faltando pouco mais de 30 dias para as eleições desse ano, a ex-prefeita de Guarabira Léa Toscano, candidata a prefeita da cidade pelo partido União Brasil, no Agreste paraibano, vem liderando com larga vantagem as intenções de voto daquele município. Com quatro pesquisas realizadas, sendo três delas pelo Blog do Chico Soares e uma pela rádio Rural de Guarabira, desde o início do ano, o cenário mostra que Léa segue favorita na opinião do eleitorado guarabirense. Em recente pesquisa realizada pelo Instituto Advise, os números mostram que Léa Toscano, viúva do ex-prefeito e ex-deputado estadual Zenóbio Toscano, aparece com pouco mais de 60% das intenções de voto, precisamente, 60,58%. Seu adversário, o jovem suplente de deputado federal, Raniery Paulino (Republicanos), filho do ex-governador Roberto Paulino, aparece com 29,25%. Números brancos/nulos somam 5,29%; Indecisos 4,88%.
O Instituto Advise, também, levantou o índice de rejeição dos dois candidatos para a disputa pela Prefeitura de Guarabira. O candidato republicano, Raniery Paulino, apresenta 34,82% da rejeição do eleitorado, um número um pouco menor do que o que foi registrado na pesquisa encomendada pela rádio Rural de Guarabira que apresentou um índice de rejeição de 37,07%. Léa Toscano, candidata do União Brasil, registrou 14,21% de rejeição. No início do mês de agosto, a rejeição de Léa era de 17,52%.
Considerando as pesquisas realizadas nos meses de janeiro, junho, agosto e agora início de setembro, percebe-se que a candidata Léa Toscano vem mantendo a liderança na disputa eleitoral, como se pode observar pelos números do gráfico abaixo:
Figura 01 – (ACEITAÇÃO ESTIMULADA) Dentre estes nomes que vou citar, em quem o(a) senhor(a) votaria para Prefeito(a) de Guarabira, se a eleição fosse hoje?
Pesquisas realizadas nos meses de janeiro, junho, agosto e setembro de 2024.
Fonte: Instituto Advise
É importante frisar que todas as pesquisas citadas no gráfico acima foram devidamente registradas no sistema da Justiça Eleitoral, sendo a de janeiro sob o nº PB-06582/2024; a de junho sob o nº PB-07981/2024 e a de agosto sob o nº PB-03136/2024.
A pesquisa mais recente, realizada pelo Instituto Advise sobre a sucessão em Guarabira foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PB-06664/2024. Ao todo, foram realizadas 730 entrevistas nos dias 30 e 31 de agosto do corrente ano.
A margem de erro é de, apenas, 3,60% pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança estimado é de 95,0%. De acordo com o plano amostral da pesquisa, foram considerados as variáveis: sexo, grau de escolaridade, faixa etária e nível econômico.
As entrevistas com os moradores foram realizadas com estratificação nas seguintes localidades: zona urbana de Guarabira: Alto Da Boa Vista, Areia Branca, Assis Chateaubriand, Bela Vista, Centro, Clóvis Bezerra, Cordeiro, Dona Adália, Esplanada Da Estação, João Cassimiro, Juá, Lucas Porpino, Monte Das Oliveiras, Mutirão, Nações, Nordeste I, Nordeste II, Nossa Senhora Aparecida, Novo, Osmar De Aquino, Primavera, Rosário, Santa Terezinha e São José. Já na zona rural nas seguintes localidades: Auto Grande, Cabloco, Cachoeira dos Guedes, Cajá, Carrasco, Cipoal de Passagem, Contendas, Contento, Duas Estradas, Escrivão, Itamatai, Lagoa de Pedra, Lagos de Serra, Maciel, Merereba, Nova Contendas, Palmeira, Passagem, Pedra Mole, Pendência, Pirpiri, Pirpiri de Cima, São José de Miranda, Serra de Pedra, Serrinha, Tabocas, Tananduba de Baixo, Tananduba de Cima, Torrões e Vila Padre Cícero.
Fonte: Blog Chico Soares
Foto: NoticiaPB