Acompanhado do governador João Azevêdo (PSB), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inaugurou na manhã desta sexta-feira (30), no município de Riachão do Poço, Paraíba, o Lote 2 do Canal Acauã-Araçagi. A obra, considerada essencial para a segurança hídrica do Estado, integra o sistema do Clube das Vertentes Litorâneas, com 17 segmentos de canais abertos que se estendem por 130 quilômetros. O projeto contou com um investimento superior a R$ 715 milhões.
Durante a inauguração do canal, Lula frisou a importância da conclusão do trecho, que permitirá a perenização das bacias dos rios Surrão, Ingá, Mogeiro, Curimataú e Gurinhém, beneficiando diretamente 24 municípios, tanto em áreas urbanas quanto rurais.
“Essa água é vida para o ser humano e para os animais. Mais importante é que essa água vai chegar aos assentamentos, para que possam ser produtivos”, destacou o presidente. “Essa água é vida para o ser humano e para os animais. Mais importante é que essa água vai chegar aos assentamentos, para que possam ser produtivos”, afirmou Lula, agradecendo a Deus pelo momento, oportunidade em que lembrou que a obra tinha sido 73% realizada durante o governo de Dilma Rousseff.
O governador João Azevêdo também destacou a relevância do canal para a região, comprometendo-se a garantir que as águas cheguem rapidamente às 1.500 famílias dos assentamentos contemplados. Ele ressaltou que a obra trará impactos positivos para a agricultura familiar e a qualidade de vida das comunidades atendidas, destacando o empenho do governo em promover o uso responsável e sustentável dos recursos hídricos.
“Nós estamos trazendo aqui vida, trazendo aqui produção, trazendo aqui alimentos que vocês sabem tão bem produzir. Esse impacto positivo na agricultura familiar e na qualidade de vida das comunidades atendidas, o governo está empenhado em garantir o uso responsável e sustentável dos recursos hídricos”, explicou o governador.
Estiveram presentes na inauguração, além do presidente Lula e do governador João Azevêdo, o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Goez, o senador Veneziano Vital (MDB), André Amaral (União Brasil) e alguns deputados federais, como Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), Dr. Damião (União Brasil) e Luiz Couto (PT).