Mais de 14 mil pessoas se uniram a um abaixo-assinado para proteção da Reserva Ecológica de Intermares, em Cabedelo, voltado à desova das tartarugas marinhas na região. Segundo moradores da área, que organizaram a petição, o local é um dos poucos onde as tartarugas marinhas escolhem para colocar seus ovos no estado.
“As tartarugas marinhas são animais muito importantes para o ecossistema e correm o risco de extinção. Ao atingir a maturidade, após 20 ou 30 anos, dependendo da espécie, as tartarugas voltam ao seu local de nascimento para fazer seu ninho. A perda deste habitat natural seria devastadora para as populações dessas espécies já tão ameaçadas”, ressalta texto no abaixo-assinado.
A preocupação é por conta do “Projeto Orla”, que visa a construção de quiosques na praia. De acordo com o documento, as obras promoverão o aumento da iluminação, de barulho e da movimentação de pessoas na praia, o que “será extremamente danoso para a reprodução das tartarugas”. Por isso, pedem garantias de que a vegetação da orla seja preservada e a iluminação readequada para o processo de desova das tartarugas, entre outras medidas.
Fonte: MaisPB
Foto: Reprodução de internet