A Seleção Brasileira empatou com a Espanha, nesta terça-feira (26), pelo placar de 3 a 3, em amistoso no estádio Santiago Bernabéu, em Madri, na Espanha. Em duas cobranças de pênaltis polêmicas, Rodri marcou duas vezes e Dani Olmo fizeram os gols dos espanhóis. Rodrygo, Endrick e Lucas Paquetá, nos acréscimos do segundo tempo, anotaram para os brasileiros.
O amistoso tinha como pano de fundo o combate racismo, visto que o craque Vinícius Júnior é brasileiro e atua na Espanha, onde sofreu diversos ataques racistas nos últimos anos. Apesar do placar, a partida não tem nenhum impacto para futuras competições do Brasil, como Copa América e Eliminatórias.
Primeiro tempo
Desde o início do jogo, a Espanha teve muito mais superioridade, não só através da posse de bola e do controle da partida, mas também com chegadas na grande área e perigo constante à meta do goleiro Bento. Esse cenário foi confirmado com o gol de pênalti de Rodri, logo aos 12 minutos, depois de João Gomes derrubar Yamal na grande área.
Mesmo após o gol, a Seleção Espanhola seguiu melhor no confronto, com muita intensidade pelas laterais e muitas finalizações próximo à meia-lua. Aos 36 minutos, Dani Olmo fez uma bela jogada individual, passando por Beraldo, e finalizou no canto direito de Bento, ampliando o placar. Poucos minutos depois, numa saída de bola errada, o Brasil reagiu com Rodrygo, de cobertura.
Segundo tempo
Depois de 45 minutos de pouquíssimas chances e uma atenção maior ao lado defensivo, a Seleção Brasileira despertou na segunda etapa, com mais intensidade na pressão de bola e com troca de passes mais próximas à grande área adversária. Aos cinco minutos, depois de cobrança de escanteio, Endrick, que saiu do banco, aproveitou o rebote e empatou o confronto.
Com igualdade no placar, o confronto ficou bastante aberto e disputado. As duas equipes tinham momentos no ataque, jogadas de transição e chances de marcar gol. A Espanha levava uma leve vantagem nesse quesito por ter colocado o goleiro Bento em mais situações de perigo. Na reta final, o Brasil evoluiu e conseguiu, de pênalti, empatar com Lucas Paquetá, nos acréscimos.
Próximos confrontos da Seleção Brasileira
Esse foi o segundo amistoso dessa Data Fifa, que retorna somente em junho deste ano. O Brasil terá amistosos contra México e Estados Unidos, nos dias oito e 12, respectivamente. Os duelos são prévias para a Copa América, competição que a Seleção estreia no dia 24, contra a Costa Rica, no estádio SoFi Stadium, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.
Fonte; Leonardo Abrantes – MaisPB
Foto: Rafael Ribeiro/CBF