João Pessoa é a melhor capital do Brasil para observação do eclipse solar anular total, evento astronômico raro que acontecerá em outubro. Devido a suas condições ideais para observação do fenômeno, a capital paraibana vai receber nos dias 12, 13 e 14 de outubro a “Semana do Eclipse Solar 2023”, encontro que vai reunir os quatro maiores divulgadores científicos do país.
Ao longo do evento, especialistas e divulgadores científicos renomados, que são grande sucesso na Internet, como Sérgio Sacani, Paulo Cacella, Schwarza e Pirulla, vão participar de palestras, workshops e conversas sobre astronomia. A programação inclui ainda uma observação comentada do eclipse anular total, que vai ocorrer no dia 14 de outubro.
Geofísico e engenheiro, Sérgio Sacani é criador do Space Today, um dos maiores canais de astronomia do mundo, com quase 1,6 milhão de inscritos apenas no YouTube. O especialista ministrará workshops ao longo da Semana do Eclipse 2023 e participará da observação comentada do eclipse.
“João Pessoa está localizada dentro da chamada ‘faixa de totalidade’, onde o eclipse será mais visível e impressionante. Sua longa costa marítima desobstruída e clima favorável garantem ótima visibilidade, proporcionando uma experiência espetacular. Por isso, a ‘Semana do Eclipse Solar 2023’ é uma oportunidade única para atrair a população local e também visitantes de outras regiões do Brasil e do mundo para um tema super interessante de ciência”, comenta Sérgio Sacani.
Outro especialista renomado que participará do evento é Pirulla, paleontólogo com mais de 1 milhão de seguidores em seu canal. O divulgador vai trazer ao evento uma perspectiva única sobre a relação entre o sol e a evolução da vida na Terra.
A Semana do Eclipse 2023 vai receber ainda Schwarza, autor de “Do átomo ao buraco negro: para descomplicar a astronomia” e criador de um canal com cerca de 1,2 milhão de seguidores no YouTube.
Por fim, um dos maiores especialistas em telescópios e astrofotografias do Brasil completa o time de palestrantes da Semana do Eclipse 2023. Paulo Cacella foi o primeiro brasileiro a descobrir uma supernova, em 2002, e é especialista em telescópios.
A programação completa da “Semana do Eclipse Solar 2023” nos três dias inclui mais de 20 horas de conhecimento, workshops, palestras e encontros com amigos, culminando com a observação comentada do grande evento no dia 14 de outubro, com transmissão oficial pelo canal Space Today.
Os ingressos para a Semana do Eclipse Solar 2023 e a programação completa podem ser acessados por meio da plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/semana-do-eclipse-solar-2023/2060035).
O eclipse em João Pessoa
O eclipse solar anular ocorre quando há um alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra, com a Lua passando entre o Sol e o planeta. No entanto, ao contrário do eclipse solar total, a Lua não cobre totalmente o Sol, resultando em um “anel de fogo” visível ao redor da Lua. O eclipse solar anular de 2023 será visível apenas em parte do território brasileiro. Estados do Nordeste e Norte, como Amazonas, Pará, Maranhão e a Paraíba, terão a visão completa do “anel de fogo”.
No dia 14 de outubro de 2023, o eclipse terá horários distintos dependendo da região. Em João Pessoa, o espetáculo astronômico começa às 15h30 e, às 16h45, a Lua estará toda na frente do Sol e seu ápice será às 16h46. A partir das 16h48 a Lua vai começar a sair da frente do Sol, sendo o fim da totalidade do eclipse. E o eclipse parcial só irá se encerrar às 17h52. Ou seja, como o pôr do sol na região é às 17h13, será um evento incrível, com o Sol semelhante a uma “meia-lua”.
Fonte: MaisPB
Foto: Reprodução de internet