A fala do governador Romeu Zema (Novo-MG) também gerou repercussão negativa entre os próprios mineiros, em Brasília. O deputado federal e coordenador da bancada estadual na Câmara dos Deputados, Luiz Fernando Faria (PSD-MG), condenou a fala do gestor, o qual pregou uma união Sul-Sudeste contra o Nordeste, que também foi citada como “vaquinhas que produzem pouco”.
“É uma fala estapafúrdia. Uma fala que não tem o apoio de ninguém: de nenhum estado e de nenhum cidadão do Sul e Sudeste. Pelo contrário, o que a gente prega sempre é a união do país, não a divisão. Então, o governador foi muito infeliz na sua fala. Nós somos radicalmente contra esse tipo de atitude”, revelou Luiz Fernando ao programa Hora H, da Rede Mais Rádio.
O deputado aprova, sim, uma relação mais próxima entre os estados da região Sul e Sudeste, mas nada relacionado à uma rivalidade com o Norte e Nordeste. Para Luiz, a ideia de se criar uma união Sul-Sudeste seria para espelhar relações interestaduais, como ocorre no Consórcio do Nordeste, não pregar a divisão.
“O que nós estamos querendo fazer é unir essas bancadas para os interesses comuns do Sul-Sudeste, como por exemplo, as estradas federais que cortam esses estados”, disse. “A gente quer espelhar essas bancadas unidas para defesa dos seus interesses. Muito longe de querer defender divisão do país”, concluiu Luiz Fernando.
Eleições de 2026
Depois de ser reeleito no primeiro turno das Eleições 2022, Romeu Zema despontou não só como uma força da direita brasileira, mas também ganhou mais holofotes para as eleições para presidente de 2026. Com inelegibilidade de Bolsonaro para os próximos pleitos e a previsão de um fim do Governo Lula em 2026, o mineiro poderia se candidatar.
Com a proposição de unir Sul e Sudeste, o governador mineiro poderia estar buscando mais atenção nacional, visando as próximas eleições. Para Luiz Fernando Faria, se a intenção era essa, Zema não teve muito sucesso.
“Eu acho que ele errou profundamente, se essa for intenção… Eu não falo pelo governador, mas se essa foi a intenção, no meu modesto ponto de vista, ele errou profundamente”, pontuou.
Fonte: Leonardo Abrantes – MaisPB
Foto: Reprodução de internet