Nos últimos 6 meses, a Energisa Paraíba registrou cerca de 268 ocorrências de colisões de veículos em postes, uma redução em relação ao mesmo período em 2022, onde foram registradas 326 ocorrências. Ainda, neste mesmo levantamento feito pela distribuidora, João Pessoa lidera o número de ocorrência contabilizando 45 colisões, de janeiro a junho, seguido por Campina Grande e Bayeux.
A colisão de veículos em postes pode gerar vítimas fatais e a interrupção de energia elétrica em residências, escolas, comércios e hospitais, além de causar transtornos no trânsito. Durante essa época de chuvas, é preciso ficar atento aos riscos e atuar preventivamente.
“Estamos num período de muitas chuvas, então é importante que os cuidados do motorista sejam redobrados e adotem uma atitude mais segura no trânsito, respeitando principalmente o limite de velocidade, evitando assim as colisões”, afirma a Gerente de Manutenção e Construção da Energisa, Danielly Formiga.
Os dados também mostram que, em relação a interrupção no fornecimento de energia elétrica, os acidentes chegaram a afetar mais de 100 mil clientes em toda Paraíba em 2023. Para minimizar esse impacto para a população, a Energia tem investido cada vez mais em tecnologias e medidas de prevenção.
“Estamos investindo continuamente na automatização da rede elétrica para redução dos impactos negativos em situações como essa. Além disso, temos um Centro de Operação Integrado, moderno, que permite o monitoramento 24 horas por dia e, quando possível, realiza manobras telecomandadas para restabelecer a energia elétrica com segurança o mais rápido possível”, explica a gerente.
O que fazer em caso de acidentes
A Energisa alerta ainda que se deve evitar sair do veículo no caso de colisões com postes, pois pode haver risco de choque elétrico, uma vez que podem existir cabos sobre o veículo ou próximos não visualizados pela vítima. Além do Samu e do Corpo de Bombeiros, é imprescindível que a Energisa seja imediatamente acionada para realizar todos os procedimentos com segurança. Quem for prestar socorro, deve também ficar afastado do veículo e acionar a Energisa.
Outro fator relacionado aos acidentes com postes é a responsabilidade de quem irá arcar com os prejuízos. Conforme regulação da Agência Nacional de Energisa Elétrica (Aneel), o custo pelos danos causados e substituição das estruturas avariadas (postes, transformadores, rede, etc.) em casos de acidente, é cobrado do condutor do veículo causador do sinistro.
Prevenção
Um sistema de proteção foi implantado pela Energisa em vários pontos das cidades, principalmente em locais de maiores fluxos e em curvas, diminuindo o impacto das colisões. As muretas, como são chamadas, consistem em uma estrutura de concreto colocada na base do poste e o objetivo é diminuir o impacto da colisão para o condutor e minimizar os danos nos postes, além da consequente falta do fornecimento de energia elétrica.
Em caso de acidente e quando houver falta de energia na rede elétrica, entre em contato com os canais da Energisa:
Call Center: 0800 083 0196
Site: energisa.com.br
WhatsApp (Gisa): (83) 99135-5540
Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)
Fonte: ParlamentoPB
Foto: Reprodução de internet