O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) manifestou apoio à nota, lançada por diversas organizações sociais, em defesa de uma Embrapa forte e pública. “Não aceitamos as investidas do governo fascista Bolsonaro, que quer privatizar a Embrapa que tem tanto serviço prestado ao país”, disse o deputado.
O parlamentar disse que se empenha nessa luta em nome do fortalecimento de políticas públicas para a Agricultura Familiar e para evitar a privatização da Embrapa, que é uma conquista dos movimentos sociais e do povo brasileiro, de forma geral. “Nosso mandato, por exemplo, já destinou mais de R$ 500 mil em emendas para a Embrapa Algodão, em Campina Grande, por entender a importância do trabalho dessa empresa”, comentou.
De acordo com Frei Anastácio, a nota denuncia que Bolsonaro, desde que assumiu o poder, vem sucateando as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, que tem recebido grande apoio da Embrapa na segurança nutricional e alimentar da população brasileira.
49 anos de serviços prestados
“A Embrapa completa em abril 49 anos de existência a serviço da agricultura brasileira, com largos benefícios ao agronegócio, é verdade, mas também atendendo a agricultura familiar e camponesa. Debater a missão da Embrapa e monitorar seu desempenho deve ser tarefa permanente da sociedade, inclusive fazendo questionamentos sobre a pressão do capital a uma empresa pública, mas na atual conjuntura, é fundamental denunciar a tentativa de privatização deste importante instrumento da pesquisa pública brasileira”, diz a nota.
A nota lembra ainda que “não aceitaremos a realização de uma “reestruturação” da Embrapa sem o devido debate com a sociedade. E na condição de organizações que se beneficiam dos serviços da empresa pública, exigimos participar desse debate, de forma transparente e dialogada, no momento adequado, e não no último ano do governo. Por uma Embrapa pública a serviço da diversidade da agricultura brasileira!”.
FONTE: FREI ANASTACIO PT