A pesquisa PoderData divulgada hoje pelo site Poder360 aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança da disputa pela Presidência. Lula tem 40% das intenções de voto, enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 30%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. As informações são do portal UOL.
Na comparação com o levantamento anterior, que foi divulgado em março, Lula e Bolsonaro se mantem praticamente com os mesmos percentuais, no limite da margem de erro.
Em terceiro lugar aparecem os ex-ministros Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos), ambos empatados com 7%. Moro oscilou um ponto percentual para cima, também dentro da margem de erro.
Na sequência, vem uma leva de pré-candidatos empatados com 2% das intenções de votos: João Doria (PSDB), Eduardo Leite (que está atualmente no PSDB, mas discute se candidatar pelo PSD), André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB).
Assim como Moro, Simone Tebet oscilou um ponto percentual para cima, enquanto Eduardo Leite oscilou um ponto para baixo. Todos dentro da margem de erro. Luiz Felipe D´Ávila (Novo) aparece com 0%, tecnicamente empatado com os que têm 2%, no limite da margem de erro.
A pesquisa do PoderData foi realizada de 13 a 15 de março de 2022, quando foram entrevistadas por telefone 3 mil pessoas a partir de 16 anos de idade. O levantamento foi feito em 265 municípios, das 27 unidades da federação. O intervalo de confiança é de 95% e o registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-00835/2022.
Veja abaixo o cenário de 1º turno:
- Lula (PT): 40%
- Jair Bolsonaro (PL): 30%
- Ciro Gomes (PDT): 7%
- Sergio Moro (Podemos): 7%
- Eduardo Leite (PSDB): 2%
- João Doria (PSDB): 2%
- André Janones (Avante): 2%
- Simone Tebet (MDB): 2%
- Luiz Felipe D´Ávila (Novo): 0%
- Brancos/nulos: 5%
- Não sabem: 3%
Metodologia
O PoderData é um instituto de pesquisa ligado ao site de jornalismo político Poder360. O instituto faz pesquisas por telefone de forma automatizada, usando o método IVR (Interactive Voice Response). Um robô liga para o telefone do eleitor, que escuta perguntas gravadas e as responde discando em seu telefone a opção desejada.
Redação com Poder Data
FONTE: POTAL DO CURIMATAU