O exército russo anunciou, nesta terça (8), um novo cessar-fogo temporário na Ucrânia que acontecerá na manhã de quarta-feira (9). A medida visa garantir a saída de civis ucranianos e será imposto a partir das 9h (horário local). Nesta terça (8), já há uma pausa nos confrontos para que as pessoas possam deixar o país com segurança.
“A Rússia anuncia um cessar-fogo a partir de 9 de março a partir das 9h para que se crie corredores humanitários”, diz o comunicado divulgado pelo governo russo.
As tréguas humanitárias vêm sendo motivo de polêmica na guerra entre Rússia e Ucrânia. No último sábado (5), os russos acusaram tropas nacionalistas ucranianas de impedir a evacuação da população civil de Mariupol e Volnovakha, no sudeste da Ucrânia, e garantiu que, das 215 mil pessoas das duas cidades cuja saída teria sido permitida, nenhuma chegou aos corredores humanitários abertos.
Segundo a Tass, agência de notícias oficial do país, o chefe do Centro Nacional para o Controle de Defesa da Rússia, Mikhail Mizintsev, declarou que Moscou respeitou “todas as condições da parte ucraniana, tanto em termos de horas como em termos de rota e segurança”.
FONTE; BLOG DO GB PB