A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann, expressou otimismo quanto à composição de uma Federação Partidária que envolva o PSB, dado os avanços em estados como Pernambuco, Maranhão e Rio de Janeiro, onde os petistas declararam apoio às candidaturas socialistas.
Ela apontou, porém, que um aspecto central das federações é a “verticalidade” também nos estados, o que exige negociações intensas.
O mesmo discurso foi adotado pelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, durante ato de filiação do governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) ao defender um palanque dos socialistas com o ex-presidente Lula.
Contudo, entraves no Espírito Santo, São Paulo e Rio Grande do Sul exigem “ajustes” nas “danças” que são as negociações. “Isso só resolve com muito diálogo, com muita dança. Não é na primeira valsa que a gente acerta o passo. Então, tem que dançar a valsa, o xote, todos os ritmos para poder ajustar. Estamos nessa fase. Eu sou muito otimista. Aposto na Federação. Acredito que ela é um instrumento importante para a política brasileira, principalmente para esse campo da centro-esquerda”, pontuou Gleisi.
FONTE; BLOG DO GB PB