O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) destacou a passagem do Dia Mundial das Doenças Raras, comemorado nesta segunda-feira (28), e disse que o mandato dele está à disposição da causa que envolve cerca de oito mil doenças no mundo. “As doenças raras atingem 13 milhões de brasileiros, mas ainda não têm atenção devida”, disse o deputado.
O parlamentar explica que a data foi criada justamente para conscientizar a população sobre essa problemática e despertar as autoridades sobre o assunto. “As doenças raras atingem o mesmo número de pessoas portadoras de diabetes, mas não recebem a mesma atenção dos órgãos governamentais”, explicou.
Frei Anastácio teve participação, através e vídeo, numa sessão Especial realizada pela Câmara dos Vereadores de Campina Grande para debater o tema. “Esta é uma iniciativa muito importante. É um dos primeiros passos que estamos dando no sentido de unir forças para avançar com políticas públicas de proteção e acolhimento desse universo populacional das doenças raras”, explicou.
Sessão especial
Frei Anastácio lembrou ainda que “a Paraíba agora tem um representante na Câmara Federal, com doença rara, que entra para a história do legislativo federal. É o deputado Patric Dornellas, que tomou posse recentemente. Tenho certeza que ele vai conseguir avanços nesse universo de Doenças Raras”, lembrou.
O parlamentar disse ainda que como deputado federal reafirma que seu mandato está pronto a contribuir com a luta dos portadores de doenças raras. “Não há números exatos, mas estima-se que existam entre seis mil a oito mil tipos diferentes de doenças raras em todo o mundo. Esse público não pode ficar invisível diante do poder público. Como deputado federal, me coloco à disposição dessa causa”, concluiu.
FONTE; FREI ANASTACIO PT