“Bolsonaro já liberou 1.577 tipos de veneno no país, e leva a marca de ser o presidente que mais aprovou uso de agrotóxicos no Brasil, 42% de tudo que é usado no país. Com a aprovação do pacote do veneno, ele abre as porteiras para um banho de veneno no Brasil. Esse pacote do veneno é um atentado à vida humana e ao meio ambiente. Toda nossa bancada do PT votou contra”.
A afirmação é do deputado federal Frei Anastácio (PT/PB). Ele acrescentou que o pacote do veneno põe fim às principais barreiras que existiam na legislação, para que se tenha um mínimo de controle sobre os agrotóxicos no país.
“Agora, Bolsonaro está deixando a indústria do veneno livre para o agronegócio sem se preocupar com a saúde do povo e do meio ambiente. A indústria do veneno está livre para fabricar, importar e comercializar até marcas que foram proibidas em outros países, sem nenhuma proibição”, disse.
O deputado lembrou que hoje existem 3.618 produtos agrotóxicos comercializados em todo o Brasil. Desses, 42% foram liberados por Bolsonaro. O parlamentar lembrou ainda que o uso desenfreado de agrotóxicos viola a Constituição Federal. “O consumo massivo desses venenos ferem o direito à vida, à saúde, ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e à alimentação adequada”, explicou.
Combate aos Agrotóxicos
O parlamentar destacou que como forma de tentar diminuir os impactos de agrotóxicos para a população, apresentou projeto de lei para criar o Dia Nacional de Combate ao Uso de Agrotóxicos.
“Apresentamos o projeto de lei 2.196/2019, na Câmara Federal, que já foi aprovado na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal. Esperamos que essa lei seja promulgada para incentivar o consumo de produtos livres de agrotóxicos”, disse.
FONTE: FREI ANASTACIO