A médica Maria do Socorro Martins, que é especialista em imunização, falou nesta quarta-feira (29) sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos, que foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A vacinação das crianças tem causado polêmica porque as infecções nas crianças são quase sempre leves e porque muitos pais temem que o imunizante traga algum perigo à saúde dos menores.
De acordo com um documento do Ministério da Saúde, publicado na última sexta-feira (24), a imunização das crianças deverá ser realizada com a autorização dos pais ou responsáveis e com a prescrição médica.
Socorro afirmou, em entrevista a uma emissora de rádio, que estudos apontam que os imunizantes são seguros.
“Este grupo de 5 a 11 anos é onde a comunidade científica encontra mais tranquilidade para recomendar a vacinação. Temos um estudo robusto, que está para ser publicado a qualquer momento, de mais de 7 milhões de crianças americanas que foram imunizadas com as duas doses e o monitoramento foi espetacular. Também temos um estudo dinamarquês com mais de 5 milhões de crianças. Os pais fiquem tranquilos. Esta vacina que vai ser utilizada nas crianças é diferenciada. Não existe esta história de que é experimental”, disse.
FONTE: PARAÍBA ONLINE